sábado, 4 de abril de 2009

A SECA NO NORDESTE.

Produtores rurais tentam salvar o gado da seca em Sergipe
Sertanejos improvisam equipamento para manter animais em pé. Estiagem no sertão já dura seis meses.
O produtores do sertão de Sergipe estão lutando para salvar o gado da seca. Sem água nem comida, o gado agoniza e os bezerros sofrem. "A gente olha para o céu e ver todo dia uma coisa só, não tem mudança de chuva, só tem seca", diz o produtor rural Josias da Silva. "Tem que pegar água todo dia senão morre de sede, estamos assim nessa luta todo dia, todo dia", afirma o agricultor Jerson Fontes. A estiagem no sertão de Sergipe já dura seis meses. Para o sertanejo que depende da terra e dos animais, pior do que não conseguir plantar é ver os animais morrerem aos poucos Uma engenhoca mantém o gado em pé. O giral, como é chamado, é na verdade uma UTI usada para os animais que estão à beira da morte. O equipamento é feito com estacas de madeira, cordas e um saco de nylon. Se não for assim, os animais não conseguem reagir e rapidamente morrem.
Nas pequenas propriedades, toda semana é registrada uma perda. As carcaças vão ficando pelo caminho. “Quando eu vejo as vacas morrendo, eu também morro junto. É do que eu vivo”, diz o agricultor Manoel Messias.
Do G1, com informações do Jornal Nacional

BIBLIOTECA AO AR LIVRE.

A Biblioteca Municipal Jacinta Queiroz desde sua fundação, vem prestando serviço de empréstimo de livros e pesquisas estudantis. Hoje está com o projeto “VISITA ITINERANTE”, serviço prestado a comunidade para resgatar a leitura. Sempre em órgãos de maior movimentação de pessoas, as bibliotecárias Sonia Simão e Alzenir Melo ficam com livros expostos para incentivo à leitura e mostruários dos variados títulos encontrados na biblioteca. É um projeto inicialmente feito, pra tentar mostrar que obras de grandes escritores, estão nas estantes esperando pelo leitor a tomá-lo emprestado ou fazer pesquisas escolares. A biblioteca Jacinta Queiroz, tem um acervo de grandes obras da literatura nacional, como Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, Jorge Amado, entre outros. A visita itinerante já passou pela prefeitura municipal, e a qualquer momento visitara outro órgão. Pra Sonia Simão, que é uma das bibliotecárias ela falou: hoje muita gente já deixou as visitas à biblioteca para fazerem pesquisas na internet, mas vamos tentar aos poucos trazer de volta alunos para a nossa sala de leitura.
Notícias On-line
Fonte: Assessoria de Comunicação

2º CICLO DA PROVINHA BRASIL-2009

Os alunos matriculados no segundo ano de escolarização terão a oportunidade de participar em 2009 do segundo ciclo da Provinha Brasil, que se inicia neste primeiro semestre. Todas as secretarias municipais de Educação, além de 26 secretarias estaduais e mais o Distrito Federal, receberão o kit impresso da Provinha. A avaliação é uma iniciativa inaugurada pelo Ministério da Educação (MEC) no primeiro semestre de 2008, que visa oferecer às redes públicas de ensino um instrumento de diagnóstico do nível de alfabetização das crianças com idade entre seis e oito anos de idade. O Inep/MEC disponibiliza, anualmente, duas versões da Provinha Brasil. A primeira no início do ano e, a segunda, para ser aplicada no término do ano letivo, caracterizando, assim, o ciclo da prova. A data sugerida para a aplicação desta primeira edição de 2009 é entre o período de 9 a 20 de março, sendo que a adesão das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal à prova é voluntária.Nesta edição, os alunos responderão somente a questões objetivas de leitura. Não serão avaliados itens de escrita, como no ano passado. O teste é aplicado em sala-de-aula pelos próprios professores.As escolas que tiverem dúvidas em relação à aplicação da prova devem entrar em contato com as secretarias de educação, que já estão orientadas a prestar esclarecimentos. Os dados coletados por meio da Provinha Brasil podem contribuir com o planejamento pedagógico dos professores que trabalharão com estas crianças no terceiro ano de escolaridade. Toda a aplicação, correção, análise e utilização dos resultados da avaliação fica sob a responsabilidade direta de cada secretaria de educação. A provinha Brasil aqui em Rodolfo Fernandes vai ser feita através de uma simulação nesses dias, pra ver o nível dos alunos, mas a que servirá de avaliação será apenas em novembro, sendo que escolas da zona rural também fará as respectivas provas, disse Carlos negreiros da Secretaria de educação do município.
http://provinhabrasil.inep.gov.br/ Sec. de Educação
Notícias On-line