terça-feira, 17 de março de 2009

RESGATANDO A IDENTIDADE.


ESCOLA "JOÃO MELO", esse é o nome da escola da comunidade rural do SÍTIO ESPINHEIRO, município de RODOLFO FERNANDES-RN. Em especial a escola local, iniciou o ano letivo de cara nova com o resgate do nome da mesma, hoje em destaque na comunidade, incentivada pela administração municipal atual, secretaria de educação e o programa ESCOLA ATIVA, trouxeram para sala de aula, os alunos que antes se deslocavam para as escolas da sede municipal.
Grande parte das escolas publica localizada no campo são unidocentes e possuem classes multisseriadas (alunos de diversas séries que estudam na mesma sala de aula). A maioria dos professores que trabalham nessas escolas necessita de formação adequada, treinamentos específicos para ensinarem no meio rural.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirhtLgY6yTRir4dIfyOekIWS4DwoKUg2LshHrM1ey1ueb6ECSr9wqmeWvegW_hE8R_MuqBySNFNg0JAcdw_Ez_spbyM-ssq00plUzLKtHoIP7uaHuAuhVxbxx9LQdP_8aMmqHliN5aGr4/s1600-h/SD530651.JPG
Para superar o problema da repetência e a evasão escolar, e melhorar a qualidade do ensino do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. As SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO de dezenove estados da região Nordeste, Norte e Centro-Oeste implantaram a ESCOLA ATIVA.
O material didático são especialmente elaborados para o ensino em módulos, as crianças que estudam na ESCOLA ATIVA retiram o máximo do material, grande parte das atividades propostas são desenvolvidas em grupo para facilitar a compreensão dos conteúdos.
O professor assume um papel de orientador e facilitador das atividades, com formação periódica. Papel esse, desenvolvido pelas professoras ANTONIA MELO (Toinha) e DAGMAR CORINGA.
Na ESCOLA ATIVA, as crianças são estimuladas a exercitar sua cidadania e ser participativa, a comunidade participa de forma mais ativa com a participação dos pais que a todo instante, estimulam alunos e professores.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTEgpy-YDYS2nXHgMx8_EE9Vuv7WL66Q87r4rC42Ncg4MPsVPNjp5OMYuaV4QnRlHJJmJtjB3XF6YCQdgyRNoXKCGoaJjnXXDx-jGlZ8chrNrIqymyN1dvUry7_-EIOZ3fF4vF1hnl7L0/s1600-h/SD530650.JPG
Com a implantação deste programa, a escola que findou o ano letivo de 2008 com apenas 5 alunos, hoje conta com mais de 25 alunos na freqüência diária.