domingo, 4 de janeiro de 2009

CUIDADOS COM A PELE.

Todo ano é a mesma coisa: desgastes causados pelo sol, sal e cloro é inevitável! O segredo é lançar mão de atitudes e tratamentos agora, para amenizar os efeitos provocados entre dezembro e março
Rosto
O rosto é o que mais sofre por estar vulnerável na praia e na cidade. Para a dermatologista Luciane Scattone o melhor antídoto para a face é uma boa renovação celular feita com luz pulsada. “Aumenta a circulação local, nutrindo e hidratando a pele, o que a mantém rígida e lisinha, aliviando rugas e flacidez”, justifica a médica.
E o melhor: pode ser feita em qualquer época do ano. No dia-a-dia é imprescindível o uso de filtro solar com FPS 15, no minimo, após a aplicação do hidratante da manhã, que deve conter DMAE, antioxidantes, vitamina C ou tensine na fórmula. Na praia, no mínimo FPS 30, e à noite um creme com ácido glicólico, antioxidantes ou vitamina C. “No verão é bom evitar os que têm ácido retinóico, porque afinam a pele e no longo prazo podem causar manchas com a irradiação solar”, explica Luciane. Olhos A contração desta área produz linhas finas. E para piorar, as temperaturas altas levam à perda de água. Some a isso cansaço, horas diante do computador, sol, viagens etc. “Esses fatores alteram o pH da pele, reduzindo a hidratação e provocando olheiras e abatimento”, esclarece a esteticista Roseli Siqueira (SP), que dá algumas dicas.
Bata no liqüidificador 1 cenoura média com 500 ml de água mineral. Coe e com o suco faça uma compressa fria (não gelada) sobre os olhos por 5 minutos. Na seqüência, aplique uma massinha feita com 2 colheres (sopa) de aveia e 2 e 1/2 colheres (sopa) de iogurte. Reserve por 5 minutos e aplique nas pálpebras, massageando. Em seguida, coloque uma gaze, a mistura por cima e deixe por 15 minutos. Repita 2 vezes por semana. “Ativa a renovação celular e drena líquidos, amenizando bolsas e vincos”, argumenta. Sobre os cremes, prefira os bem fluidos e evite os oleosos, que com o tempo formam um acúmulo de gordura subcutâneo. Lábios Por serem uma área sensível, onde tudo penetra, os lábios exigem proteção 24 horas por dia. Sendo assim, é bom abusar de hidratantes labiais, protetor solar e batons com propriedades nutritivas. Para remover as células mortas e peles que descamam, a esteticista Roseli Siqueira indica uma geléia feita com 1 colher (sobremesa) de mel, 1 colher (café) de aveia e 1 colher (sopa) de água mineral.
“Basta aplicar, massageando com pressão leve.É até bom extrapolar um pouco e atingir a região em volta, que também é fragilizada e ressecada”, sugere. Batom e gloss com vitamina E também são bons aliados. Para não errar, ela dá uma superdica. “Os melhores são aqueles que trazem uma sensação física confortável, de elasticidade – que ao passar nos sentimos bem, sem repuxar ou ficar seco demais”, ensina Roseli.